Qual a cor do seu Setembro Amarelo?

13d6507b-7d72-440b-aa47-9f681ef12704

O texto deste mês não poderia ser diferente pois os dados são anualmente cada vez mais alarmantes sendo o suicídio uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos anualmente .

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia e , a cada 40 segundos , uma pessoa se suicida neste planeta.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Entendem a importância de se tratar tanto preventiva quanto de forma resolutiva tais transtornos ?

Pois , dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada caso esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém esteja pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia. O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Embora alguns países colocaram a prevenção do suicídio como prioridade , muitos permanecem não comprometidos. Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio.

E nos conte , qual a cor do seu setembro amarelo ? Ou melhor , que tal ajudar a “colorir” os demais dias , semanas e meses do ano contribuindo para a divulgação e disseminação de informações tão importantes como as que colocamos acima ?

Conhece alguém que precisa ler este texto ? Compartilhe com ele (a ) estas informações e se inscreva para receber nossas newsletters mensalmente . Afinal , informar também é remédio! Abaixo contato útil para sempre compartilharmos para quem precisar conversar sobre :

Centro de Valorização da Vida (188), basta discar.

Horário de atendimento por telefone: Disponível 24 horas

Horário de atendimento por chat: Dom – 17h à 01h, Seg a Qui – 09h à 01h, Sex – 15h às 23h, Sáb – 16h à 01h

Nos revemos em breve por aqui . Abraços,

Dr. Daniel Monnerat
Psiquiatra da Clínica Monnfrei

Compartilhe este artigo!

Inscreva-se na Newsletter

Receba nossos conteúdos e saiba primeiro das nossas novidades!

Explore o melhor da nossa Clínica

Seu equilíbrio entre corpo e mente

Corpo médico especializado no tratamento de distúrbios e doenças psiquiátricas

Monnfrei Clínica Psiquiátrica
Registro: CRM-RJ 52-127592-5
Diretor Técnico-Médico:
Dra. Flávia Freitas, CRM-RJ 5298840-5, Psiquiatra: RQE-RJ 37744

Scroll to Top