Olá caro leitor (a) que nos acompanha mensalmente por aqui. Você já ouviu falar do Mito de Sísifo?
Na mitologia grega, Sísifo foi o mais astuto dos homens, mestre da malícia e da felicidade sendo punido pelos deuses a rolar uma pedra montanha acima diariamente, por toda a eternidade. Foi uma punição por ele tramar contra os deuses e uma maneira de envergonhá-lo, pois não havia esperteza que fizesse a pedra não rolar.
Nos dias atuais, quantas vezes nos percebemos diante de alguns problemas e desafios da vida com esta mesma sensação angustiante? Ou melhor , quais “pedras” escolhemos e quais “montanhas” subir? São tantas as perguntas e poucas as respostas!
Em um mundo tão plural e com tantas opções de realizações nos deparamos (quase) sempre com essa “encruzilhada mitológica” tão presente nos discursos amargurados e angustiantes dos pacientes que nos procuram.
É nesse aspecto , que a psiquiatria e a psicoterapia podem , respectivamente , nos auxiliar seja regulando alguns neurotransmissores ou recalibrando nosso livre – arbítrio melhorando assim a nossa capacidade tanto de tolerar quanto de sustentar o desejo de nossas escolhas.
Após essa pequena reflexão nos conte: o quanto desse mito ainda habita dentro de você ?
Saudações ,
Dr. Daniel Monnerat